- Área: 3600 m²
- Ano: 2006
-
Fotografias:Duccio Malagamba
Este edifício é um pedaço do Campus da Universidade de Vigo, organizado a partir do plano diretor feito por este escritório. O edifício é um retângulo que se curva na parte de trás para adaptar-se à forma do terreno, seguindo as orientações do edifício da salas de aula.
As fachadas são compostas de concreto cuja textura ecoa da decomposição do granito Mondariz pendurado a partir do perfil de metal e carpintarias de carvalho em uma forma de "T", com a parte superior do granito ao longo do perfil do telhado. A peça de concreto e carvalho continuam para o interior, onde a geometria dos degraus conecta os níveis e espaços que são inundadas com a luz que entra pela cobertura.
O programa do edifício inclui escritórios do reitor e vice-reitor de, da assessoria de imprensa, do secretário-geral e de outros funcionários administrativos e salas de reuniões organizadas em uma forma radial. Alguns espaços abertos para os outros e tudo espetacularmente enquadrando vistas através da estrutura. A luz natural penetra tudo.
O salão principal é um auditório-rampa que se projeta sobre os espaços maiores entre a estrutura tripartida em forma de "T", cuja parede superior está no sentido oposto da escada e cria uma forma impressionante na fachada lateral.
Nosso desejo de dialogar com o meio ambiente é expresso através da escolha de materiais, particularmente o granito, que foi usado na construção dos degraus ao ar livre, do pavimento da praça e no detalhamento do mosaico que cobre as fachadas. A superfície exterior apresenta uma divisão horizontal em duas áreas, uma de concreto aparente com uma textura semelhante à da pedra do detalhamento da fachada e outro de granito Gris Mondariz com elementos de concreto cuja textura tenta assemelhar ao mosaico da fachada, fixado com perfis de aço. Uma outra referência à paisagem vem na escolha da madeira de carvalho para os pavimentos e janelas, tanto no interior quanto no exterior.